O que é a cistite?

A cistite é uma doença inflamatória ou infecciosa que afeta a bexiga. A doença pode manifestar-se com ou sem infecção e sua origem pode estar relacionada à ingestão de medicamentos, a doenças do foro alérgico, parasitário ou imunológico.

A cistite mais comum é a de origem infecciosa causada por bactérias, fungos e vírus e trata-se de uma condição com maior incidência sobre as mulheres cujas probabilidades de desenvolverem cistite aumenta se tiverem uma vida sexual ativa.

Geralmente, a cistite se manifesta devido aos germes da flora bacteriana provenientes do trato intestinal que contaminam a entrada vaginal e permitem a entrada de bactérias até à uretra e bexiga causando a cistite. A contaminação é facilitada nas mulheres pelo fato de haver contato entre a uretra e a região peri-anal e nas mulheres com vida sexual ativa por terem a uretra curta.

Os principais sintomas da cistite são uma maior frequência de micções, micções urgentes, dor na bexiga, ardência e dificuldade em urinar. Em casos de cistite a urina apresenta um odor desagradável e pode vir acompanhada de sangue para além do desconforto geral que provoca no paciente.

O diagnóstico é efetuado através de recolha de urina que detectará o agente bacteriológico causador da infecção. O tratamento será feito de acordo com o micro-organismo causador da infecção mas haverá sempre a necessidade de prescrição de antibiótico.

Algumas medidas podem ser adotadas para prevenir o aparecimento de uma cistite, entre as quais se destacam:

  • Ingestão de líquidos em abundância.
  • Ingestão de suco de arandos ou arandos em cápsulas.
  • Lavar a região peri-anal após evacuação.
  • Urinar após as relações sexuais.
  • Evitar o uso frequente de jeans e roupa interior de nylon.
  • Urinar com frequência.

Em caso de apresentar sintomas de uma infecção urinária, deve-se procurar ajuda médica imediata, pois a infecção pode se desenvolver rapidamente e complicar-se. Se as infecções são freqüentes, deve-se realizar exames que comprovem a saúde dos rins e da uretra com um nefrologista. No caso das mulheres, além do nefrologista, se recomenda consultar-se com um ginecologista.

Lembramos apenas que a cistite sucede com maior frequência em pessoas com sistema imunitário enfraquecido podendo, inclusive, causar outro tipo de doença, a pielonefrite que nada mais é do que uma infecção urinária renal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>