Entenda como funciona o direito trabalhista

direito trabalhistaMuitas pessoas podem acreditar que o direito trabalhista trabalha apenas para os colaboradores, ou seja, apenas para defender aqueles que por algum motivo foram injustiçados, porém, apesar de muitos não acreditarem, sim, há empresas que também podem ter sido injustiçadas, e claro, necessitem da representação de um advogado, assim como também poderá ser necessário o uso deste na área de direito trabalhista para que lhe forneça orientações para que não venha a sofrer nenhum tipo de processo futuramente. Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre como funciona o direito trabalhista.

Como funciona o direito trabalhista

Antes de mais nada, é muito importante que se entenda que o direito trabalhista esta relacionado diretamente a questões passadas, afinal, podemos verificar com uma certa facilidade que no passado, as pessoas trabalhavam muitas horas e acabavam por receber pouco por isto, sendo que muitas vezes poderiam ficar até mesmo doentes por questão do trabalho excessivo, algo que nos dias de hoje já não é permitido, claro.

O que acontece, é que para que uma pessoa possa ter uma empresa, e seus colaboradores, é necessário que esta siga algumas regras que podem ser consideradas como básicas, como por exemplo respeitar o horário de trabalho, assim como também o salário que é considerado como mínimo. Todo profissional que trabalha tem direito a benefícios,porém, claro existem aqueles que são específicos, como por exemplo o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e o INSS, e os que não são fixos, que são oferecidos pela empresa de acordo com a necessidade, como por exemplo seguro de vida, vale transporte, vale refeição entre outros.

Geralmente podemos verificar casos de empresas que não pagaram seus funcionários, fazendo com que estes sejam obrigados a recorrer a justiça para que então possa receber, assim como também problemas de conduta, como por exemplo o assédio moral, porém, há casos em que o colaborador pode também tentar tirar vantagem da empresa, como por exemplo faltar regularmente, ou até mesmo não aceitar a sua demissão.

Sendo assim, é necessário que o advogado do direito trabalhista, baseado nas leis que já são determinadas procure defender ambas as partes, para que desta forma, o trabalho seja feito de forma justa para ambos, ou seja, tanto para o trabalhador, como também para a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>